Zé Neto ganha na Justiça e Luísa Mel terá de retirar vídeo do ar

138

O juiz da 35ª Vara Cível de São Paulo, Gustavo Henrique Bretas Marzagão, deu dois dias para a apresentadora e ativista da causa animal Luísa Mell retirar das redes sociais vídeo em que faz crítica ao cantor Zé Neto por romaria, em mulas, de Camanducaia (MG) a Aparecida (SP). No vídeo, Mell diz que que o sertanejo iria percorrer mais de mil quilômetros em cima do animal e fez alusão a um cavalo debilitado jogado de cima de uma ponte num rio por não conseguir mais andar.
As afirmações, porém, são inverídicas, já que a distância percorrida na romaria foi de 141 quilômetros, com revezamento de animais e assistência veterinária. “Para que possa ser legitimamente exercido, o direito de crítica deve recair sobre um fato verídico o que, a princípio, não ocorreu no caso em exame, porque a ré não se limitou a criticar o uso do animal pelo autor, mas lhe atribuiu fato inverídico, desbordando do seu direito e ingressando no campo do ilícito”, afirmou o juiz na decisão. 
Marzagão diz ainda que “a despeito da retratação que fez em postagem posterior, a primeira permanece ativa em sua conta, perpetuando os efeitos negativos à imagem do autor, cantor de projeção nacional que, desde a postagem feita pela ré, vem sendo acusado de abusar e de praticar atos de maus tratos em animais, conforme se vê dos prints que juntou”.
A decisão liminar foi proferida em ação de indenização por danos morais movida pelo cantor sertanejo contra a ativista, em que pede R$ 30 mil pelos ataques nas redes sociais durante a romaria.