Moradores denunciam maus-tratos em casa de Ribeirão Preto com dezenas de cães

5

A população do Jardim Macedo, zona Leste de Ribeirão Preto, está organizando um protesto para esta quarta-feira (20), às 18h30, em uma praça do bairro. O motivo é pedir providências contra uma moradora que mantém cerca de 80 cães em sua casa.

Segundo a enfermeira Gabriela Bassi [responsável pela gravação] foram registrados inúmeros boletins de ocorrências de maus-tratos. Da janela do seu quarto, ela consegue ver o quintal.”Ela [moradora da casa] possui mais de 80 cachorros, deixando-os sem água e nem comida ao relento, embaixo de sol, chuva, dia e noite”, disse.   

Segundo Gabriela, os animais se alimentam das próprias fezes e brigam entre si. Os latidos também são frequentes. “Aqui mostra estes pobres animais comendo suas próprias fezes e bebendo água de esgoto do ralo do quintal (que está entupido)”, complementa.     

Além da questão de maus-tratos, ela reforça que é um caso de saúde pública, pois desde que a moradora se mudou para casa, há cerca de um mês, o cheiro que se propaga para a vizinhança é insuportável e até surgiram moscas em seu apartamento. “Situação difícil, causa repulsa, nojo”, disse.  

Problema recorrente  

Gabriela conta que os moradores tentaram conversar com a mulher, mas não conseguiram pôr fim ao problema.  Ela seria a mesma pessoa que foi denunciada neste ano, por manter mais de 200 cães em uma casa no Jardim Califórnia. Os filhotes foram resgatados e levados para uma clínica veterinária.  

Ainda de acordo com Gabriela, os moradores procuraram o Ministério Público e orgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto, como Zoonoses, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. O caso também é investigado pelo 8º DP (Departamento de Polícia de Ribeirão).  

“Vamos levar cartazes, apitos e pedir um parecer dos orgãos públicos para solucionar esse problema. Nós estamos inconformados com o que está acontecendo. Ver tudo isso da janela do meu quarto, ver tudo o que esses bichinhos estão passando, tendo que comer fezes é uma situação horrorosa”, conclui.  

Outro lado   

Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o morador já foi multado por barulho e mau cheiro e a Divisão de Bem Estar Animal realizou a castração de 18 animais e encaminhamento de todos os filhotes para adoção.  

Também disse que a pasta e as secretarias da Saúde e Assistência Social estão acompanhando a situação dos animais e dos moradores da residência 

Ressalta ainda que mesmo encontrando resistência da proprietária, fiscais ligados a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram nova vistoria no dia 13 de outubro, fazendo a castração de mais uma fêmea. Agora o caso está com representação no Ministério Público para tomar as medidas cabíveis. 

O ACidade On também procurou o Ministério Público do Estado de São Paulo, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno. 

Já a moradora da casa não foi encontrada para comentar sobre as denúncias. A reportagem será atualizada caso alguém se manifeste. 

Cães são vistos de janela de apartamento no Jardim Macedo – Foto: Gabriela Bassi