Funcionários de usina e agricultor estão entre vítimas da queimada que atingiu fazenda no interior de SP

71

Dois funcionários de uma usina e um agricultor estão entre as pessoas que morreram na tarde da última sexta-feira (1º) durante o combate a uma queimada que atingiu uma fazenda em Santo Antônio do Aracanguá (SP).

O incêndio começou por volta das 12h, em uma área de vegetação. Equipes foram acionadas para ajudar a conter as chamas. O fogo chegou a ser praticamente controlado.

Porém, uma forte ventania atingiu a propriedade rural, provocando uma nuvem de poeira e fazendo com que as labaredas voltassem com mais intensidade.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros de Araçatuba (SP), os dois funcionários da usina passavam por uma estrada quando foram surpreendidos pelos focos de incêndio.

“Eles desceram do caminhão, tentando se abrigar, mas foram atingidos pelas chamas”, explicou Dailton Vieira de Oliveira.

Gilson Marques de Souza, de 55 anos, e Vandeilson da Conceição Santos, de 32 anos, não resistiram aos ferimentos.

Ainda segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, o agricultor ajudava a controlar o incêndio de dentro de um trator.

“Ele estava acompanhado do filho e foi atingido pela nuvem de poeira, forte vento e chamas”, contou Dailton.

Genival Miguel de Melo, de 63 anos, também não resistiu aos ferimentos. Os corpos das três vítimas foram enviados ao Instituto Médico Legal (IML) e liberados para o velório e o enterro.

Animais mortos e feridos

Outras quatro pessoas ficaram feridas durante a queimada. Elas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

O diretor de Obras de Santo Antônio do Aracanguá contou que as chamas também atingiram cabeças de gado e se alastraram para outras propriedades rurais.

“A gente contou, aproximadamente, 80 animais mortos. Os bois vinham e batiam no caminhão e no trator. Eles foram queimados, asfixiados ou atropelados. Foi complicado e triste”, explicou

Boi ferido tenta se refrescar em rio de propriedade de Santo Antônio do Aracanguá  — Foto: Reprodução/Tv Tem Boi ferido tenta se refrescar em rio de propriedade de Santo Antônio do Aracanguá — Foto: Reprodução/Tv Tem